Embreagens e Freios – Tipo FM

Embreagens e Freios – Tipo FM

Os elementos FM possuem todos os aspectos dos elementos tipo FK, porém com a característica que dissipa melhor o calor.
São utilizados em aplicações com moderada ação de deslizamento.
A câmara de borracha está vulcanizada sobre um aro metálico, este aro possui um encaixe macho e fêmea para poder encaixar elementos duplos e triplos. As pastilhas ventiladas de fricção vão presas a câmara de borracha por dois pinos travados com chavetas em seu diâmetro interior.
A capacidade do elemento de transmitir torque depende da pressão de ar que se aplique e do regime de revoluções.
Os valores indicados no catálogo correspondem a uma pressão de 75 psi. (5,2 bar) e zero r.p.m. A construção da câmara de borracha do elemento FM permite operar com uma faixa superior aos elementos FK. A pressão máxima recomendada é de 150 psi (10,3 bar). Os valores de conexão figuram na sessão procedimentos de seleção.
Os elementos FM estão disponíveis em 05 tamanhos que se identificam pelo diâmetro em polegadas do tambor onde atuam e a largura em polegadas de suas pastilhas de fricção. Por exemplo, o elemento 26FM475, está desenhado para trabalhar sobre um tambor de 26” de diâmetro e suas pastilhas de fricção é de 4,75” de largura. O tamanho menor dos elementos FM é de 26” (660 mm.) de diâmetro e o maior é de 48” (1219mm.).
Os elementos pneumáticos podem ser montados em forma dupla ou tripla, duplicando e triplicando a capacidade de transmitir torque. Devido a câmara de borracha ser o elemento de conexão entre os eixos, o desenho FM oferece os seguintes aspectos adicionais aos descritos neste último parágrafo.